quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quem somos

Somos acadêmicos do 1º  período do Curso de Farmácia na Faculdade  Pitágoras.
O blog foi criado com o intuito de compartilhar e adquirir conhecimento
 na profissão farmacêutica.

Nádia Dias

Fernanda Carla
Kelly Cristina
Valdirene Rosa
Larissa Fernanda
Fernando Pereira



terça-feira, 31 de maio de 2016

#1Drogaria Aréa de trabalho 

     Meu nome e Larissa Fernanda e estou cursando o primeiro período em farmácia , com o objetivo de me formar e atuar na área da farmácia-drogaria .Muitas duvidas se tem sobre esse assunto .Uma delas e qual a diferença entre farmácia e dragaria .
     
Farmácia:
                        
·        Estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (médicos, dentistas e veterinários).
Comercializando  produtos industrializados (especialidades farmacêuticas )


Drogarias : 
               
              
·        Drogarias são os estabelecimentos que apenas comercializam medicamentos industrializados.

·        Sem  nenhum laboratório para manipulação de fórmulas

        *Em ambos os estabelecimentos e obrigatório a presença
     do farmacêutico  durante todo o seu período de  funcionamento local .




 Fonte : http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/conheca-as-diferencas-e-semelhancas-entre-as-drogarias-e-as-farmacias
Postado por : Larissa Fernanda caldeira dias 



domingo, 29 de maio de 2016

ABRF - Associação Brasileira de Radiofarmácia.


O uso de radiofármacos vem crescendo muito em nosso pais com isso a  Associação Brasileira de Radiofarmácia que é uma associação multiprofissional que regulamenta e
orienta o mercado de radiofármacos e da radiofarmácia no Brasil, tem como finalidade maior garantir a qualidade tanto dos profissionais quanto dos radiofármacos produzidos. Junto com outros órgãos regulamentadores a ABRF vem desenvolvendo mecanismos de controle para garantir a segurança dos pacientes e a qualidade dos tratamentos.

Recentemente a associação foi credencia pelo Conselho Federal de Farmácia para aplicar uma prova para conceder o Título de Especialista em Radiofarmácia. Em junho de 2016 sera a primeira vez que esta prova sera aplica no Brasil. 



Veja mais sobre isto em:



Por: Fernando Pereira.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Historia dos Radiofármacos.

Em 1927 o Blumgart e Yens usou pela primeira vez  radionuclídeos em humanos afim de medir a circulação humana através da injeção de um solução salina exposta ao radônio, tempos depois  em 1938 Hertz, mias tarde estudos sobre a Tiróide com o uso de iodo-121, marcando assim o início do uso dos radionuclídeos na clínica médica. 

A evolução da medicina nuclear e consequentemente da radiofarmácia deu-se através de métodos e uso de equipamentos engenhosos que levaram a atingiram grandes marco, descoberta e também inúmeros fracasso.

No Brasil, os primeiros passos nesse sentido foram, dados a partir de 1956, quando  foi criado o Instituto de Energia Atômicas. Mas so por vlta de 1959 que inicia os trabalhos pioneiros do IEA na área dos radionuclídeos com a produção de Iodo-131 para aplicação médica


IPEN, a principal unidade produto de radiofármacos no Brasil,
 atualmente 38 diferente radiofármacos são produzidos.



Por: Fernando Pereira.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Curiosidade...

  Histórico do Instituto de Criminalística de São Paulo - "Perito Criminal Dr. Octávio Eduardo de Brito Alvarenga" Na metade do século passado, a aplicação dos métodos científicos no esclarecimento dos crimes abriu um novo horizonte para a polícia, com a criação dos Gabinetes de Identificação e dos Laboratórios de Criminalística. Ambos se transformaram em modernos institutos de pesquisa e, com eles, a ciência tornou-se uma aliada contra o crime.

http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/perito-criminal/
Postado por;Kelly Cristina Rodrigues de Matos

Perito Criminal - Aréa de trabalho

   O mercado de trabalho para o perito criminal depende basicamente da abertura de concursos públicos para o cargo. Ultimamente, a procura por esses concursos tem aumentado, fato que, por sua vez, aumenta a concorrência e o grau de dificuldade da seleção. Segundo muitos especialistas da área, o problema não é a falta de profissionais e sim o grande número de crimes, o que faz com que o sistema de perícias nunca seja grande o bastante para atender toda a demanda.

http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/perito-criminal/
Postado por;Kelly Cristina Rodrigues de Matos

Perito Criminal


perito criminal

   O perito criminal é um servidor público, a serviço da justiça, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes. O perito é responsável por localizar as provas técnicas, e analisar os vestígios do delito. As provas técnicas são muito importantes em um processo, não sendo descartadas mesmo quando o réu é confesso.




 http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/perito-criminal/
Postado por;Kelly Cristina Rodrigues de Matos

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Curiosidade na cosmetologia 
Todos cosméticos passam pelos critérios de avaliação de segurança pela Anvisa para determinar sua classificação de risco como grau 1 os cosméticos destinados para higienização e não precisa para por testes extensos de segurança, tem formulações químicas básicas assim como os batons sem finalidade fotoprotetora, blush, brilho labial, água perfumada.


Os cosméticos de grau 2 são destinados para tratamento do corpo e podem apresentar riscos de intoxicação ou efeitos adversos, passa por testes de segurança e eficácia e deve conter as indicações e contraindicações assim como os desodorantes antitranspirante axilar, condicionador infantil, esmalte infantil, tintura capilar, repelente de insetos.


Post Fernanda Carla

Referências Bibliográficas: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Cosmeticos/Assuntos+de+Interesse/O+que+e+cosmetico/Classificacao+de+Produtos+de+Higiene+Pessoal,+Cosmeticos+e+Perfumes

Perfil do farmacêutico cosmetologista

O farmacêutico cosmetologista deve estar sempre de atualizando os conhecimentos, pois o mercado de trabalho exige um profissional antenado as novidades que surge na área.
Perfil do farmacêutico cosmetologista é ser ético, ter conhecimentos que contribuía para desenvolvimento e avaliação dos cosméticos. E apresentar habilidades como raciocínio logico, reflexivo, crítico, saber analisar, interpretar, avaliar, ter criatividade, boa comunicação, flexibilidade e adaptabilidade, ter boas relações interpessoais, multiprofissional e ter fluência em vários idiomas principalmente o inglês e espanhol.


Post Fernanda Carla’

Entrevistas com os farmacêuticos cosmetologistas Eliane Brenner e Márcio Ferrari, pelo jornalista Aloísio Brandão, Editor da revista Pharmacia Brasileira nº 82 - Junho/Julho/Agosto 2011. Página 17 a 27.
Mercado financeiro de cosméticos no Brasil 

O cosmetologista estuda o desenvolvimento, produção, aprimoramento das formulações químicas que são aplicadas no organismo humano. O mercado financeiro nesta área está tendo um crescimento no Brasil crescente.
Atualmente o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo no mercado de cosméticos com o faturamento na ordem de R$ 101,7 bilhões. No Sul e no Sudeste concentram a maior parte das indústrias e empresas de cosméticos e perfumaria.
Cada dia mais as pessoas tem buscado produtos para embelezamento, tratamentos estéticos, produtos de higiene pessoal e outros fins.

Post Fernanda Carla’

Referências Bibliográficas: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqd8AL/01-cosmetologia-historia-definic-legislac-mercado?part=2

http://www.brazilbeautynews.com/mercado-brasileiro-de-cosmeticos-cresceu-de-11-em,630
O curso de farmácia possui muitas áreas para atuação, sendo uma dela Cosmetologia. 
A cosmetologia é o estudo dos cosméticos. Tem como objetivo de fornecer suporte para o desenvolvimento e produção de cosméticos. Afinal o que é cosmético? São formulações químicas que são aplicadas topicamente, mas penetram no organismo para promover tratamento. Essas formulações apresentam mais de uma função no organismo e sempre apresenta um fármaco em meio aos princípios ativos.

Os cosméticos têm o objetivo que visam tratar, modificar, perfumar os aspectos externos do organismo humanos. Os cosméticos naturais possuem 95% das substâncias naturais extraídos de vegetais, animais sem modificações químicas pela indústria. Os cosméticos sintéticos apresentam 6% ou mais de substâncias produzidas pela indústria química, seu uso é extremo e passa por todos os testes de segurança (toxicidade alergênico).


Post Fernanda Carla' 

Apostila do Curso Técnico Imagem Pessoal do Centro de Formação Técnica em Beleza Bom Pastor, elaborada pelo professor Juliano D. S. Albergaria  Edição 2014. Cosmetologia I e II.



segunda-feira, 9 de maio de 2016

Criação e atribuições do CFF.

A ideia de criação de um órgão profissional de Farmácia começou em 1936 através de reivindicações em convenções e congressos pelo País. Com apoio de líderes do Governo, a 11 de novembro de 1960 através da Lei nº 3.820, foi criado o Conselho Federal de Farmácia, e os Conselhos Regionais de Farmácia, sendo estes dotados de personalidade jurídica, de direito público, com autonomia administrativa e financeira. Os Conselhos são destinados a zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem qualquer atividade farmacêutica no Brasil. São atribuições básicas do Conselho Federal de Farmácia e Conselhos Regionais de Farmácia: 
*Inscrever e habilitar os profissionais farmacêuticos; *Expedir resoluções que se tornarem necessárias para fiel interpretação e execução da lei, definindo ou modificando atribuições e competências dos profissionais farmacêuticos; *Colaborar com autoridades sanitárias para uma melhor qualidade de vida do cidadão; *Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica; *Zelar pela saúde pública, promovendo a difusão da assistência farmacêutica.




Criação e atribuições do CRF-MG 

O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais é uma autarquia federal responsável por fiscalizar as atividades farmacêuticas no Estado. Criado em 5 de julho de 1961, pela Resolução nº 2 do Conselho Federal de Farmácia, iniciou suas atividades em 23 de agosto do mesmo ano, com a posse da primeira diretoria. O CRF/MG zela pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina dos que praticam atividades farmacêuticas em Minas Gerais. Como ações complementares promovem atividades que visam contribuir para a melhoria da Saúde Pública e da Assistência Farmacêutica, estimulando a unidade da categoria e executando programas de atualização e capacitação do farmacêutico. O CRF/MG é uma autarquia federal. Portanto, deve cumprir rigorosamente o que determinam as leis, decretos e resoluções estabelecidas pelo Governo Federal, ANVISA e CFF. Portanto, conheça o que o CRF/MG pode fazer*:





Criação e evolução do curso de farmácia no Brasil. 

O ensino de farmácia só iniciou-se no Brasil em 1824, porém, ainda em 1809, o curso de medicina do Rio de Janeiro (cadeiras: Medicina, Química, Matéria Médica e Farmácia) era instituído e o primeiro livro daquela faculdade foi escrito por José Maria Bontempo, primeiro professor de farmácia do Brasil. Em 1825, ocorre a consolidação do curso com a criação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Rio de Janeiro. Muitos cursos então surgiram. E em 1857, através do decreto 2055, foi estabelecido condições para boticários não habilitados manterem suas boticas. Isto ocorreu devido à atitude leiga dos legisladores, leigos em questões de farmácia.


O início 
O título recebido por este curso inaugural de farmácia no país era farmacêutico. Mesmo assim, durante muitos anos ficou sendo conhecido como boticário. Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu grande industrialização e o compromisso do Estado com a saúde. Desta forma o medicamento industrializado ganhou lugar das fórmulas manipuladas pelo farmacêutico. Esta conjuntura possibilitou o atendimento personalizado do farmacêutico em detrimento ao arcaico boticário.


Por: Fernando Pereira.
Referencias Bibliográficas:

sexta-feira, 6 de maio de 2016


Resultado de imagem para camomila 

camomila
A camomila é uma planta da familía astaraceae de uso medicinal,cosméstica,alimentar entre outras propriedades.nome científico:matricaria chamomilla.
Segundo relatos é uma erva que possui propriedades calmante e digestiva;atua na má circulação, dores de dente,má digestão sedativo, stress,insônia,diarréia,nas colicas menstruais etc.

contra indicado:pessoas com rinite alergica,em tratamento de trombose e gestantes.

 http://www.remedio-caseiro.com/os-incriveis-beneficios-do-cha-de-camomila/


                                                                                                                         valdirene



                                             
Há várias áreas que o farmacêutico pode atuar.Entre elas a toxicologia e suas repartiçõe,que visa conhecer e compreender os tóxicos,sua existência,ocerrência,comportamento e mecanismo de ação.
toxicologia farmacêutica:

 vai estudar as relações tóxicas de medicamentos e farmácos dentro do organismo humano e animal.

sendo assim é uma área importante;que requer compromisso,atenção para que a investigação seje clara e satisfatória para a finalização do diagnóstico.


http://www.ufvjm.edu.br/disciplinas/far016/files/2012/03/A-ci%C3%AAncia-dos-limites-e-os-limites-da-ci%C3%AAncia.pdf

https://toxplanet.wordpress.com/2013/12/03/a-importancia-do-farmaceutico-nas-analises-toxicologicas-e-clinicas/

                                                                                                        valdirene